Notícias

O faturamento caiu. O que fazer?

Queda no faturamento e a sua empresa está prestes a entrar no vermelho. Há alguma saída? Que alternativa deve ser adotada?

Imagine uma empresa que está num cenário difícil, com queda no faturamento e prestes a entrar no vermelho. Qual é saída?


Além disso, algumas perguntas podem ser feitas: a área de atuação está tendo crescimento no mercado? O seu negócio está perdendo espaço para a concorrência?

A solução do problema inicial é a avaliação do mercado e quais áreas merecem esforços para avançar e recuperar o terreno perdido. Este estudo das perspectivas mostrará quais são os segmentos promissores e que a sua Empresa terá que se concentrar e se esforçar.

O segundo passo é encontrar forma para se diferenciar e nada melhor do que ouvir os clientes. Como posso descobrir o que o cliente está pensando? O levantamento pode ser feito por meio de pesquisas, comunidades na internet, sites e publicações especializadas.

O terceiro passo é estabelecer metas de lucratividade para cada item, produto ou projeto. Quando isso é feito e se o lucro for abaixo do desejado, devem-se cortar os custos e adequar os preços. Se nada disso surtir efeito, é melhor retirar o item ou produto do catálogo da empresa. Lembre-se: jamais a empresa pode abrir mão da lucratividade.

A criação de indicadores de desempenho é outra arma para aumentar o faturamento. Os indicadores podem ser definidos por:

1. Aumento de Vendas;

2. Redução de Custos;

3. Melhora na Qualidade dos Produtos ou Serviços.

Após criar os indicadores, para cada um deve ser estabelecida uma meta e ela deve ser conhecida por toda a equipe.

 

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
status N/D N/D
code N/D N/D
message N/D N/D
Atualizado em: Data indisponível

Indicadores de inflação

02/202503/202504/2025
IGP-DI1,00%-0,50%
IGP-M1,06%-0,34%0,24%
INCC-DI0,40%0,39%
INPC (IBGE)1,48%0,51%
IPC (FIPE)0,51%0,62%
IPC (FGV)1,18%0,44%
IPCA (IBGE)1,31%0,56%
IPCA-E (IBGE)1,23%0,64%
IVAR (FGV)1,81%-0,31%